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PATINAGEM DOS RODADOS EM FUNÇÃO PRESSÃO DE INFLAÇÃO DOS PNEUS E FORÇA APLICADA NA BARRA DE TRAÇÃO DO TRATOR EM SOLO MOBILIZADO

04/11/2014
Trabalho apresentado no
XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014
27 a 31 de julho de 2014- Campo Grande- MS, Brasil
 
RESUMO: No estudo do desempenho de tração do trator agrícola além das condições do solo as variáveis como força na barra de tração e pressão de inflação dos pneus afetam a eficiência de tração. O objetivo do trabalho foi determinar a patinagem dos rodados de um trator 4x2 TDA trabalhando com diferentes pressões de inflação dos pneus e forças na barra de tração em superfície de solo mobilizado. O ensaio foi realizado no Núcleo de Ensaios de Máquinas e Pneus Agroflorestais-NEMPA da FCA/UNESP, Campus de Botucatu-SP, em pista de solo mobilizado. O delineamento experimental foi 2x3 com cinco repetições, sendo duas pressões de inflação dos pneus do trator 165,4/220,6 kPa nos rodados traseiro e dianteiro respectivamente e 110,3 kPa nos rodados traseiro e dianteiro do trator e três forças aplicada na barra de tração 100, 75 e 50% da força máxima de tração. A pressão de inflação dos pneus de 110,3 kPa obteve os menores índices de patinagem quando comparado as pressões de 165,4/220,6 kPa. Ao aumentar a força aplicada na barra de tração do trator, ocorre um aumento significativo na patinagem dos rodados em solo mobilizado devido ao esforço de tração necessário para deslocar o conjunto motomecanizado.
 
AUTORES: FÁBIO HENRIQUE DE SOUZA, LEONARDO DE ALMEIDA MONTEIRO, LUIZ MALCOLM MANO DE MELLO, FRANCINE BEATRIZ DE SOUZA

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