CARACTERISTICAS AGRONÔMICAS DA SOJA CONSORCIADA COM FORRAGEIRAS EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA

19/03/2015
Trabalho Apresentado no XIV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
Universidade de Fortaleza
20 a 24 de outubro de 2014

Resumo: No sistema de integração lavoura-pecuária, a escolha das espécies vegetais para compor o sistema de rotação de culturas, deve priorizar forrageiras capazes de produzir grande quantidade de matéria seca, com a finalidade de formar palhada para proteger superficialmente o solo, bem como melhorar a
reciclagem de nutrientes e os atributos químicos e físicos do solo. O objetivo do trabalho foi determinar as características agronômicas da cultura da soja semeada em palhada de milho consorciado com forrageiras em diferentes modalidades no sistema de integração lavoura-pecuária. O experimento foi instalado nos anos agrícolas de 2011/12 em área experimental da UNESP/Jaboticabal-SP, em Latossolo Vermelho eutroférrico típico, textura argilosa, com delineamento experimental em blocos casualizados com 9 tratamentos em esquema fatorial 2x4+1, com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos por duas espécies de Urochoas e quatro modalidades de consórcio das Urochoas com o milho e testemunha, ou seja, milho sem consorciação. Foi avaliada a altura de planta, altura de inserção de 1a vagem e número de vagens por planta de soja. A palhada não afetou a qualidade das plantas na área de cultivo e não houve diferença significativa quanto às características agronômicas da soja em diferentes modalidades de semeadura.

AUTORES: José Evanaldo Lima Lopes, Carlos Alessandro Chioderoli, Mara Alice Maciel dos Santos, Leonardo de Almeida Monteiro; Renata Fernandes de Queiroz.